ANCHIETACULTURA

Sobre as brasas, moradores celebram noite de São João em Itaperoroma Baixa

A comunidade de Itaperoroma Baixa, no interior de Anchieta, realiza hoje (23) uma antiga tradição, que segundo os moradores, tem mais de 70 anos. Trata-se do ritual de passagem sobre as brasas da fogueira de São João, que acontece a partir da meia noite. Ainda na mesma noite tem quadrilha, celebração e forró com Tropical Brasil.

A comunidade vem festejando o padroeiro São João Batista desde o último dia 18, mas hoje é a noite mais esperada pelos moradores e visitantes, quando é acesa a fogueira de São João, que após as madeiras serem queimadas, as brasas servem de ferramenta de coragem e fé.

Os pequenos pedaços de madeira ainda vermelhos e superaquecidos formam uma fina camada num grande círculo. O ritual de oração é feito pelo benzedor. Depois de alguns minutos, de pés descalços e calça arregaçada, o primeiro a passar é quem preparou tudo. Em seguida, muitos corajosos e fiéis fazem fila para caminhar pelo braseiro.

A tradição reúne visitantes curiosos que nunca viram o fato diante dos próprios olhos. Há os que fazem questão de assistir a passagem pelas brasas, na madrugada do dia 24 de junho, a cada ano. É uma atração curiosa, comemorativa e se transforma em programa cultural para várias pessoas e famílias há décadas.

A festa segue até amanhã (24), dia que é comemorado o padroeiro com missa e outras atrações.

Texto: Dirceu Cetto – Foto: Arquivo PMA | Gerência de Comunicação Social E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios