ECONOMIAMARATAÍZESTRANSPARÊNCIA

Dicas do PROCON de Marataízes para as compras do dia dos namorados

O Dia dos Namorados está chegando e muitos já estão em busca de presentes como uma forma de demonstração de afeto ao seu amado ou amada. E nessa tarefa, o consumidor não pode deixar de estar atento para conseguir fazer suas compras a um preço justo e sem ser lesado. Por isso, o Procon de Marataízes dá algumas dicas:

Antes de comprar o presente, é aconselhável que o consumidor pesquise as empresas que aparecem no ranking das mais reclamadas. Uma pesquisa de preços também e indispensável.

É preciso estar atento também à forma de pagamento. A Coordenadora executiva de Defesa do Consumidor Maria de Lourdes Riedel Lemos alerta: “a condição de pagamento do estabelecimento deve estar especificada, de forma clara para conhecimento do consumidor”, afirmou.

Além disso, para evitar dívidas, ela aconselha que o consumidor dê preferência às comprar à vista ao invés de parcelar. Caso não tenha alternativa, deve-se perguntar sobre os juros que serão cobrados, e dividir no menor número de parcelas possível.

No caso de compra de produtos eletroeletrônicos, deve ser solicitado, sempre que possível, que o produto seja testado na própria loja. O produto deve vir acompanhado do manual de instruções, instalação e uso do produto em português. Caso o fabricante ofereça garantia, é preciso ser esclarecido a forma, o prazo e o lugar de trocar, além de possíveis ônus ao consumidor. Caso a loja ofereça troca nos primeiros dias de uso em caso de defeito, por não ser obrigatório, é interessante que se exija uma garantia por escrito.

Na compra de roupas e calçados, recomenda-se verificar a possibilidade de troca de cor, tamanho e modelo, pois a loja NÃO É OBRIGADA A TROCAR CASO O PRODUTO NÃO TENHA DEFEITO. Mas se for dada a garantia de troca, é importante que seja registrado por escrito.

ATENÇÃO NA WEB – O Procon também atenta para as compras realizadas via internet. “Não compre por impulso, identifique o fornecedor, (informações como CNPJ, endereço físico, telefone), busque referências através do Procon e redes sociais, compare preços, fique atento às condições de entrega, guarde comprovantes e exija nota fiscal”, orienta Maria de Lourdes, que ainda alerta para que os consumidores tenham cuidado com ofertas de sites que apresentam preços muito abaixo do mercado.

Compras feitas não só online, mas também por telefone, caixa postal e catálogo, podem ser CANCELADAS NO PRAZO DE 7 DIAS DA ASSINATURA DO CONTRATO OU RECEBIMENTO DO PRODUTO. Nesse caso, o consumidor tem direito a receber o dinheiro de volta e o frete.

O Procon de Marataízes pede que o consumidor exija sempre nota fiscal e orienta que, em caso de problemas, preste queixa no órgão.

Compartilhe!
Fonte
Comunicação PMM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios