MARATAÍZESSAÚDE

Janeiro Roxo é lembrado na saúde municipal de Marataízes

Doença milenar, crônica e curável, mas ainda cercada de mitos, estigmas e preconceitos, a hanseníase tem em janeiro um mês dedicado à atenção para o tema e ao esclarecimento sobre sintomas, prevenção e tratamento. 

O objetivo da campanha Janeiro Roxo é ampliar o conhecimento da população sobre a doença, por meio de ações de conscientização, e reforçar a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves, que geram incapacidades físicas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo, perdendo apenas para a Índia. 

Durante todo este mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes dedicará toda a sua identidade visual ao Janeiro Roxo. Além disso, a Vigilância Epidemiológica Municipal faz todo o trabalho preventivo e o acompanhamento de eventuais casos de hanseníase no Município.

Os principais sintomas da hanseníase são manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; – áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; – caroços e placas em qualquer local do corpo; – diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). Se notar qualquer desses sintomas procure a unidade municipal de saúde mais próxima de sua residência.

Compartilhe!
Fonte
Comunicação PMM

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios