ANCHIETATURISMO

Aberto oficialmente o Espaço DiverCidade em Anchieta

Local irá movimentar a economia do município com oferta de novos postos de trabalho e de lazer para as famílias..


Foi oficialmente aberto ontem (06), o Espaço DiverCidade em Anchieta, construído em frente ao Centro Administrativo II. A ideia do local surgiu com a implantação do programa Anchieta Criativa e Empreendedora, com objetivo de fomentar a renda e gerar emprego no município. A princípio o local irá funcionar das 18h às 00h, todos os dias, com serviço de alimentação, artesanato e lazer para crianças.

Durante a solenidade, que contou com presença de autoridades, empreendedores e visitantes, o prefeito Fabrício Petri destacou a importância do espaço para a economia e o lazer. “Será mais um espaço de lazer para a população e visitantes e de oportunidades para diversos empreendedores”, disse.

Conforme a secretaria de Desenvolvimento, Integração e Gestão de Recursos, Paula Louzada, os empreendedores que irão comercializar produtos e serviços inicialmente foram selecionados a partir de um edital de chamamento público lançado no final do ano passado. Segundo ela, os proprietários dos empreendimentos já se reuniram para definir regras e seguir as orientações da Vigilância Sanitária e de combate à proliferação da Covid-19.

O espaço conta com uma área de 1500m², localizada na Rodovia Edival José Petri, próximo à sede da prefeitura. O local será destinado a realização de atividades empreendedoras e de convívio social.

O Espaço DiverCidade, que homenageia a anchietense Nieta Marchezi (confira abaixo quem foi ela), conta com um pórtico, calçamento, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas. “O Programa Anchieta Criativa e Empreendedora, criado em 2017, identificou a necessidade de incentivar as feiras livres, a economia criativa, colaborativa e compartilhada, para assim também incentivar os empreendedores anchietenses, a formalização e a criação de novas empresas”, justifica a secretária.

Já todas as quartas-feiras, das 06h às 13h, acontece no local a Feira da Agricultura Familiar. 

Quem foi Nieta Marchezi?

Maria Antonieta Marchezi dos Reis, Nieta como todos a chamavam, esteve casada por 57 anos com José Mendonça dos Reis, nascida em Dois Irmãos, Anchieta-ES, no dia 15 de abril de 1940, mãe de cinco filhos: Marcos, Leonardo, Cícero, Kelly e Mariazita. Formada pelo Colégio Maria Mattos exerceu o magistério estadual nesse município até o casamento, quando foi residir no Rio de Janeiro por 23 anos, voltando a morar em Anchieta em 1985. 


Dotada de grande espírito público, pouco tempo após retornar a Anchieta foi idealizadora do grupo de voluntárias “Solidários no Amor” do qual esteve a frente por mais de 30 anos, tendo como principal objetivo ajudar o Hospital de Anchieta. Para isso manteve um bazar (presente ainda nas instalações do hospital), que ajudava a comunidade mais carente com roupas a preços simbólicos e convertia os recursos para o hospital. Nieta Marchezi, com seu carisma, caráter e voluntariedade sempre conseguia trazer mais voluntárias e muitas outras ações voluntárias foram realizadas pelo grupo Solidários no Amor.


Entretanto, sempre que o assunto era o voluntariado, principalmente para ajudar a ensinar comunidades a costurar e bordar, ou seja, ajudar a ter uma profissão, a ter uma renda a mais, Nieta Marchezi estava presente e voluntariosa. E assim foi por toda sua vida, uma mulher dinâmica, preocupada e atenciosa com o próximo necessitado, que acreditava que todos tinham seu lado bondoso e humanitário. (Texto obtido com informações da família).

Texto: Dirceu Cetto – Fotos: Jonas Pereira e Rodrigo Vilar | Gerência de Comunicação Social

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios