ANCHIETACULTURATURISMO

Conheça as novidades do Santuário Nacional de São José de Anchieta

O Santuário Nacional de São José de Anchieta, um dos mais importantes símbolos da presença dos jesuítas no Brasil, após passar por grandiosa obra de restauro e readequação, está aberto diariamente com novidades. Localizado na cidade de Anchieta, o monumento religioso, um dos mais importantes do País, ficou em obra por cerca de três anos. O projeto envolveu serviços de conservação e restauração, além da criação de novos espaços para recepção e visitação do público.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1943, o monumento, formado pela Igreja Nossa Senhora da Assunção e pela antiga residência jesuíta, recebeu obras civis de conservação, climatização, sonorização, restauro do patrimônio arquitetônico, iluminação monumental, sistema de proteção de descarga atmosférica (SPDA), segurança e projeto de combate a incêndio.

Também foram realizados levantamentos históricos, pesquisa arqueológica, restauro da imaginária e dos objetos litúrgicos, digitalização do acervo e projeto de readequação litúrgica. Tudo para compor os antigos e os novos espaços de uso do Santuário que agora compreendem a Igreja, o centro de interpretação, o centro de documentação, o café, a loja e o Paisagismo cultural.


Destaque especial para a acessibilidade com banheiros adaptados conforme normas técnicas, sinalização em braile, intérprete em libras nos vídeos, passarelas acessíveis no paisagismo e plataformas elevatórias para que todos os visitantes tenham acesso à Cela de São José de Anchieta e ao Centro de Documentação. E, importante, todo o roteiro textual do Centro de Interpretação terá traduções para o inglês e o espanhol.


O restauro do Santuário de São José de Anchieta foi organizado pelo Instituto Modus Vivendi, integralmente aprovado pelo Iphan e efetivado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, com patrocínios do Instituto Cultural Vale e do BNDES. Segundo o reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Padre Nilson Maróstica, o Santuário, então revitalizado, revigora a fé do povo no santo, aumenta a devoção. “Também desperta o interesse turístico, artístico, cultural. Revitalizar o Santuário é restaurar para preservar e divulgar”, afirmou.

  • SERVIÇO
     
  • O que: Santuário Nacional de São José de Anchieta
  • Onde: Praça do Santuário, Centro, Av. Anchieta, 81 – Centro, Anchieta
     
  • Horários de funcionamento: 
  • Igreja Nossa Senhora da Assunção, museu e lojinha: de 09 horas às 17 horas
  • O horário de funcionamento do Café está em definição.
Compartilhe!
Fonte
Comunicação PMA

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios