CULTURAMARATAÍZES

Marataízes realiza 2º Encontro de Mulheres Negras

Aconteceu nesta quinta-feira, 11 de novembro de 2021, na área de eventos da Feira Municipal do Artesão, o 2º Encontro de Mulheres Negras de Marataízes. Organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e pelo Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado do Espírito Santo (UNEGRO), o encontro reuniu diversas lideranças e a população em geral.

Na programação, palestras que serviram de alerta para a situação de precariedade da população negra feminina, vítima constante de todo tipo de violência e discriminação.

A advogada criminalista Fayda Belo lembrou que as mulheres negras são, entre os grupos mais vulneráveis socialmente, os principais alvos da violência e da discriminação. Segundo estatísticas nacionais, entre as vítimas femininas da violência doméstica, por exemplo, 70% são negras. São elas também que recebem os menores salários, ocupam apenas 3% dos cargos de gestão e estão basicamente excluídas do sistema financeiro.

Já a também advogada Jusandra Rupf alertou que nos últimos anos a situação da mulher negra tem se precarizado ainda mais. Segundo ela, o genocídio, por exemplo, está pior. Enquanto as taxas de homicídios têm caído para homens e mulheres brancos, têm aumentado para os negros. O racismo também está mais evidente.

O evento, que fez parte das comemorações do Mês da Consciência Negra em Marataízes, terminou no início da noite com apresentações culturais. Nesta sexta-feira, 12 de novembro, haverá homenagens às mulheres negras de Marataízes, a partir das 15h, na Feira Municipal do Artesão.

Compartilhe!
Fonte
Comunicação PMM

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios