CULTURAMARATAÍZESTURISMO

ADERES lança projeto do Artesanato Competitivo em Marataízes

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (ADERES) lançou nesta quinta-feira, 11 de novembro de 2021, em Marataízes, o projeto do Governo Federal “Laboratório Técnico: Artesanato Competitivo”.

 O programa vai promover o aperfeiçoamento e a inovação na produção artesanal capixaba. 

Estão entre os objetivos do projeto a valorização, o estímulo e a capacitação de profissionais.

Também haverá uma certificação de origem, facilitando a comercialização dos produtos, com a emissão de mais selos de originalidade. 

A meta para aplicação do projeto no estado é garantir o reconhecimento dos produtos produzidos na região, preservando os saberes tradicionais e garantindo a preservação da identidade regional das peças produzidas. 

O projeto foi inspirado em uma iniciativa semelhante feita na Colômbia, que levou o artesanato do país ao mercado internacional. A ideia é ter o mesmo resultado no Brasil.

O Espírito Santo é o primeiro Estado no país a colocar o projeto em prática. 

O lançamento do projeto em Marataízes ocorreu na Feira Municipal do Artesão, recentemente inaugurada no Centro da cidade, e contou com as presenças da secretária municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Sara Mezini; da gerente regional da ADERES, Flávia Cysne; de Juliano Nogueira, gerente de Artesanato da ADERES; de Rosiane Vidal, coordenadora de Empreendedorismo e Artesanato do Ministério do Turismo; e dezenas de artesãos de Marataízes e municípios vizinhos.

Compartilhe!
Fonte
Comunicação PMM

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios