CULTURAITAPEMIRIM

Nos tempos em que o imperador D. Pedro II visitou Itapemirim

As viagens do monarca estão sendo encenadas em telenovela a partir de registros históricos, desenhos, cartas e fotografia.

O monumento natural do Frade e a Freira, símbolo máximo de Itapemirim, no sul capixaba, foi retratado em desenho, com direito a anotações em diário pelo então imperador D. Pedro II, momento em que visitou a província do Espirito Santo em 1860. O período histórico faz parte do enredo da telenovela global “Nos tempos do Imperador”, que começou a ser exibida no início de agosto.

A telenovela narra fatos históricos a partir do Segundo Reinado em 1856. Com apenas quinze anos, Dom Pedro II assume o trono em 1841. Dezenove anos depois, o imperador, mais maduro com 35 anos de idade, visita a província capixaba e conhece de perto a formação rochosa do Frade e a Freira e também o pico de Itabira. 

Além das anotações em seu diário de viagem, muito utilizado à época, com as impressões sobre a bela formação rochosa de granito, com 683 metros de altitude, D. Pedro II também conheceu Itabira, à época também pertencente ao município de Itapemirim, e logo a apelidou pelo nome de garrafinha.

Escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, a obra se propõe a encenar a história que se passa no país durante o século XIX, três décadas após a Proclamação da Independência em 1922. D. Pedro II, interpretado pelo ator Selton Mello, é o protagonista da telenovela global.

Segundo o historiador Luciano Retori, que é secretário municipal de Cultura de Itapemirim, “D. Pedro II esteve aqui, na verdade, para prestigiar a Vila e também para tomar ciência pessoalmente dos problemas que afetavam a Imperial Colônia de Santo Antônio de Rio Novo, que à época, assim como Cachoeiro também fazia parte de Itapemirim”, rememorou.

E continuou: “Foi nesse trajeto que ele viu é desenhou as pedras do Frade e Freira e o Itabira”, concluiu.

Linha do tempo

1822 – Proclamação da independência por D. Pedro I

1841 – D. Pedro II assume o trono aos 15 anos

1860 – Visita a província do Espirito Santo e registra em diário e desenho o Frade e a Freira e também o pico de Itabira. 

Compartilhe!
Via
Assessor de Comunicação - Vandique Magalhães

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios