ANCHIETAMEIO AMBIENTE

Parque urbano RDS Papagaio em Anchieta será aberto no final de agosto

Até o final deste mês será inaugurado o Parque Sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio. A previsão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é abrir o local para visitação a partir do dia 28 de agosto. A inauguração irá ocorrer para um público limitado, obedecendo todas as regras sanitárias impostas para evitar o contágio da Covid-19.

A partir do dia 28, as visitações irão ocorrer todos os dias, das 8h às 17h, mediante controle de fluxo de pessoas. Já turma com alunos, professores e outros grupos devem agendar a visita, já que uma equipe técnica ficará responsável para monitorar e apresentar todos os setores do parque.

O parque, com 14.000 m² de extensão, fica localizado entre os bairros Nova Jerusalém, Benevente e Nova Esperança, na sede do município. O local possui um prédio para a gestão da RDS, com auditório com capacidade de 40 lugares, um viveiro de mudas de árvores nativas, um circuito para caminhada com trilha percorrendo o parque, além de um playground, mirante com área de convivência, esculturas de espécies da região, estacionamento, banheiros, sinalização temática e videomonitoramento. Ainda o espaço conta com uma academia popular.

Conforme a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, o investimento irá beneficiar a população de Anchieta como um todo, e em especial os moradores dos bairros Nova Esperança, Nova Jerusalém e Benevente, além de atrair visitantes com as novas opções de lazer, após a pandemia.

O investimento foi custeado com recursos financeiros provenientes de compensação ambiental. Essas são verbas específicas destinadas exclusivamente para uso em gestão de Unidades de Conservação, não podendo ser utilizadas para outros fins. A empresa executora foi a SP Engenharia.

De com o prefeito Fabrício Petri, o parque urbano irá valorizar os bairros e permitir mais um local de convivência e contato com a natureza para moradores de Anchieta e turistas. “Importante destacar também que a instalação do Parque Sede naquela região contribuirá para a valorização social dos bairros diretamente envolvidos, onde seus moradores poderão usufruir de um espaço altamente agradável, arborizado, e contando com o embelezamento da paisagem urbana na região”, explica a secretária.

Unidade de Conservação

A Unidade de Conservação Reserva de Desenvolvimento Sustentável – Papagaio é uma das quatro Unidades de Conservação do município de Anchieta. Esta unidade foi criada pelo Decreto Municipal 3692/2011, com a finalidade de conservar o manguezal, o rio e as espécies que nele habitam, como pássaros, caranguejos, peixes, entre outros. Sua área total delimitada é de 17.312.052,41 m²

Informações: (27) 3536-3767

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Jonas Pereira | Gerência de Comunicação Social – Tel.: (28) 3536-1785 | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios