ANCHIETACULTURA

Festa da Assunção 2021 em Anchieta poderá ser acompanha de casa

Para comemorar a padroeira do município de Anchieta, Nossa Senhora da Assunção, a paróquia local irá realizar de 06 a 15 de agosto a Festa da Assunção 2021 com novena no Santuário Nacional de São José de Anchieta. Todos os dias, às 19h, a celebração poderá ser acompanhada pelas redes sociais do Santuário.

Conforme os organizadores, o tema escolhido para a Festa da Assunção deste ano “Que tua beleza nos encante”, foi inspirado nos versos do Auto da Assunção – importante peça do teatro anchietano escrita em tupi e encenada na aldeia de Reritiba na festa de dedicação da igreja.

Na reta final das obras que acontecem no complexo arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta, a imagem de Nossa Senhora da Assunção voltará ao altar da igreja que é também a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, do município de Anchieta. Esse acontecimento relembra a história de dedicação da igreja, realizada por Anchieta, em 15 de agosto de 1590.

Acontece que também a imagem de Nossa Senhora da Assunção passou por um processo de restauração. A imagem retornará ao altar para a novena e Festa da Assunção de 2021. Vale lembrar que este ainda não será o retorno definitivo, pois o restauro da igreja ainda não foi concluído e está previsto para outubro deste ano.

As comemorações de 15 de agosto

A igreja que hoje integra o Santuário Nacional de São José de Anchieta é dedicada a Nossa Senhora da Assunção porque foi construída e dedicada pelo próprio padre José de Anchieta quando aqui viveu. Em 15 de agosto de 1579, fundada a aldeia de Reritiba com os primeiros jesuítas, tem início a construção da igreja que será inaugurada – dedicada – exatamente 11 anos depois. Por isso, a igreja é, ao mesmo tempo: matriz da paróquia Nossa Senhora da Assunção; capela do Santuário Nacional de São José de Anchieta e patrimônio histórico, artístico e cultural do Brasil.

Serviço:  Festa da Assunção de Nossa Senhora | Anchieta

Tema: Que tua beleza nos encante.

•             De 06 a 15 de agosto

•             Novena e Missa

•             Todos os dias, às 19h

•             Santuário Nacional de São José de Anchieta – Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção.

Transmissão ao vivo pelas redes sociais e participação presencial com limitação de público.

 – Instagram e Facebook: @santuariodeanchieta

– YouTube: TV Santuário de Anchieta

Texto: Dirceu Cetto e Lígia Maria Fiorio | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social – Tel.: (28) 3536-1785 | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.com

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios