CULTURAMARATAÍZES

PROJETO DA SECULT-ES MOVIMENTA AÇÃO TEATRAL INÉDITA EM MARATAÍZES, E MOBILIZA A FORMAÇÃO DE PÚBLICO, COMO NOVO POLO DE PRODUÇÃO CULTURAL DO SUL CAPIXABA.

A realização do espetáculo teatral “A ULTIMA CHAVE” está mobilizando a cidade de Marataízes com diferentes ações na área cultural, social e na formação de profissionais de artes cênicas e em audiovisual. Produzido com recursos do FUNCULTURA e apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo, o projeto foi Idealizado e produzido pelo roteirista, cineasta e produtor Zé Peixoto, e conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Cultura de Marataízes, disposta a promover novas iniciativas culturais de grande porte na região.

A assinatura de Zé Peixoto no projeto, dono de uma larga trajetória profissional no Brasil, e em países como a França, Espanha, Alemanha, Holanda e Cuba, vem consolidando o seu compromisso na realização de um espetáculo audacioso e moderno, que inclui também a produção de um especial para TV e uma série de ficção teatral para Internet. Realizado no emblemático Street Rebels, palco de grandes eventos na cidade, a estrutura de produção montada para as filmagens e a encenação de “A Última Chave”, está mobilizando uma grande equipe de técnicos e colaboradores, revitalizando a vocação de Marataízes como polo cultural.

Com cerca de 70 profissionais envolvidos direta ou indiretamente na produção, “A Última Chave”, vem concretizando também ações na área social e de trabalho, com oficinas gratuitas de capacitação técnica em Artes Cênicas e de Produção e Realização Audiovisual. Um novo contingente de profissionais está sendo formado, com ações e logística junto à Secretaria de Assistência Social e à Superintendência do Trabalho, que avalizam a importância do projeto, como uma ação inovadora e capaz de impulsionar novos horizontes no campo das artes.

A atriz, produtora e diretora Vanessa Frisso, e as atrizes Cassia Capellini e Hélia Câmara compõem o elenco, que conta com uma equipe técnica de cerca de 25 profissionais.

As gravações do especial para televisão serão realizadas à noite, nos dias 16, 17 e 18 de julho, no Street Rebels, com a encenação da montagem teatral entre os dias 22 e 25 de julho. A partir desta data o espetáculo começara uma tournée que incluirá Vitória, Guaçuí e outras cidades capixabas Além das apresentações da peça, o projeto conta com um ciclo de debates, após cada sessão, coordenado pelo diretor do espetáculo e com a participação de autoridades e membros da equipe. Segundo Zé Peixoto “não podemos esquecer o papel fundamental da arte entre os jovens, pois estimula a formação de novos públicos e o gosto pelo teatro, além de valorizar a cultura como identidade fundamental do cidadão”

SOBRE O ESPETÁCULO “A ULTIMA CHAVE”

Escrita em 1987, a partir de fatos reais, a peça narra a clausura de três irmãs que se dedicam à costura, e que cuidam de uma mãe em estado avançado de demência senil. Ao iniciar o texto Zé Peixoto teve o privilégio de contar com a orientação do famoso e inesquecível teatrólogo Luís de Lima. Dividida em dois atos, a peça narra o drama existencial vivido por essas três irmãs, dispostas a enfrentar suas diferenças e verdades, e obrigadas a enfrentar à dura realidade do mundo exterior. Olga, religiosa e quase cega, Eulália, pragmática e dominadora, e Berta, desmiolada e sedutora, encarnam as três personagens desse drama psicológico, recheado de ambiências de um universo “Rodriguiano”. Amedrontadas por intensas ações policiais contra o narcotráfico em favelas próximas aonde moram, as personagens se veem acuadas por um corte de luz inesperado de eletricidade, que joga o casarão em uma escuridão absoluta e assustadora. Dividida em vários quadros, a peça aborda conflitos humanos atemporais, e revela uma ordem repressora que imobiliza o ser humano diante do desconhecido.

INFORMAÇÕES E CONTATO

Ensaio geral e Coletiva de imprensa prevista para o dia 22 de julho, quita-feita, às 16:00 hs,  no Street Rebels, Av. Atlântica S/N, Bairro Xodó – Marataízes

Estreia dia 23 de julho, sexta-feira, às 20:00 hs

Telefone para contato

Zé Peixoto (28) 999861858 / jlnunespeixoto@gmail.com

Victória Gomes Araújo (28) 99923-6360/ victoriagomaraujo@gmail.com

Inscrições via link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfm-fm0ZTN2QWzLvolhxIKdRHjvkKsQsaDKg7YHf9Vz3zUCBw/viewform?usp=sf_link

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios