CULTURAESPÍRITO SANTOMARATAÍZESTURISMO

Tudo pronto para licitar obra de preservação do Trapiche em Marataízes

A prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, fará uma importante intervenção nas ruínas do Trapiche, com o objetivo de preservar a matéria original do monumento histórico, além de propor uma criação de espaço de vivência no seu entorno.

A elaboração do projeto, iniciado no ano passado, por se tratar de um monumento tombado como Patrimônio Histórico, necessitou de várias aprovações junto ao Conselho Estadual de Cultura, onde foi aprovado, em fase emergencial, a salvaguarda das ruínas do Trapiche, essa etapa está em fase licitatória para a contratação da empresa que executará a obra.

Para a segunda etapa do projeto, a criação do espaço de vivência do entorno do Trapiche, a Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico ainda está em diálogo com o Conselho, para que todas as adequações sejam feitas e possa, assim, executar o projeto. A intenção da prefeitura é criar um espaço de convivência, com um museu a céu aberto, no entorno de onde será feita a preservação. Todas as intervenções, desde a elaboração do projeto até a execução das obras, serão feitas com recursos próprios, com dotação orçamentária já prevista.

O prefeito Robertino Batista disse que o município está se movimentando para preservar esse ponto histórico: “Estamos fazendo tudo o que é preciso para garantir a preservação do Trapiche. Em breve, o projeto será licitado e a obra iniciada. Temos conversado muito sobre o que podemos fazer ali naquela área, e todo apoio é bem-vindo, seja com ideias, ou através de emendas. É dialogando que encontramos as soluções para fazer Marataízes crescer de forma sustentável e preservando sua história”, comentou Tininho.

Animação 3D do projeto
Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios