PRESIDENTE KENNEDYSAÚDE

Dorlei Fontão inaugura base descentralizada do Samu 192 em Presidente Kennedy

Na manhã da última segunda-feira (24), Presidente Kennedy ganhou uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192. A base fica localizada na rua Antônio Jaques Soares, em frente a Igreja Metodista, na chegada da cidade e foi toda reformada para atender as necessidades do Samu e vai funcionar 24 horas, nos sete dias da semana, com uma equipe de socorristas de plantão e uma ambulância a disposição.

Além do prefeito Dorlei Fontão da Cruz, a inauguração contou com a presença da secretária de saúde Alessandra das Neves Lima, do subsecretário de saúde Daniel de Menezes e de parte dos socorristas que vão atuar no serviço.

O prefeito Dorlei Fontão falou da felicidade em inaugurar um serviço de extrema importância quanto o Samu 192. “Ficamos muito felizes com a chegada do Samu em Presidente Kennedy que é fruto do nosso trabalho com o apoio do governador Renato Casagrande e da Secretaria Municipal de Saúde. É um serviço que vai desafogar o PAM e ajudar muito os kennedenses”.

A base do Samu 192 conta com garagem para ambulância, dormitórios, banheiros, cozinha e um cômodo para a limpeza, obra de melhorias realizada pela Administração Municipal para o funcionamento adequado do Samu em convênio com o Governo do Estado.

O que é o Samu 192

O Samu 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

Quando acionar o Samu 192

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.

O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.

Acione o serviço em casos de:
– Parada cardiorrespiratória;
– Dor forte no peito (infarto);
– Dificuldade de respirar/engasgo;
– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
– Intoxicação (envenenamento);
– Queimadura grave;
– Choque elétrico;
– Acidente de trânsito com vítima;
– Queda grave e fratura;
– Afogamento;
– Surto psiquiátrico;
– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios