AGRICULTURAMARATAÍZES

Prefeitura de Marataízes inicia entrega de calcário para produtores de cana

Quem desejar iniciar novos canaviais em Marataízes neste ano poderá contar com o apoio de até 50% dos custos de plantio, graças aos programas de fomento que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Agropecuária, Abastecimento e Pesca, acaba de estabelecer em convênio com a cooperativa local de fornecedores de cana-de-açúcar (Coafocana) e a Usina Paineiras, de Itapemirim (ES).

O período de plantio começou no mês de março e vai até o final de maio. O programa projeta que os produtores terão um rendimento médio anual de R$ 1.500 por hectare até 2026, o que é significativamente superior aos rendimentos quando comparado às outras atividades agropecuárias presentes na região, como o abacaxi, mandioca, e as pecuárias de corte e leiteira.

A maioria dos produtores rurais locais é de agricultores familiares, e ambos o programa municipal estabelece que cada produtor terá apoio para no máximo 20 hectares. A Prefeitura oferece os serviços de máquinas (tratores) e transporte do calcário, para a realização dos plantios. Já a Coafocana e a Usina Paineiras vão doar, além do calcário, metade do custo de aquisição das mudas de cana-de-açúcar e financiar os outros 50% desse custo, além de continuar a oferecer as orientações técnicas em campo que tiveram início em 2019.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida no campo, gerando mais renda e novas oportunidades, além de multiplicar a arrecadação própria de impostos pelo Município, já que toda a produção será fornecida à Usina Paineiras.

Para garantir que o objetivo do programa seja alcançado, os produtores serão monitorados a cada etapa da concessão de benefícios, dentro de um planejamento técnico que projeta que a produtividade dos novos canaviais será superior à média histórica registrada em nossa região. Este programa de fomento também está sendo implementado pela Prefeitura de Presidente Kennedy.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Agricultura, Agropecuária, Abastecimento e Pesca de Marataízes (SEAPE)

Fone (28) 3532-1350 – E-mail: pmmagricultura@yahoo.com.br

Compartilhe!
Fonte
Comunicação PMM

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios