DESENVOLVIMENTOECONOMIAITAPEMIRIM

Itapemirim se consolida como um bom lugar para investimentos

Itapemirim continua bem posicionado no ranking dos municípios com melhor ambiente para se investir. O relatório técnico lançado pela Federação da Indústrias do Espirito Santo (Findes-ES), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), apontou que o município ocupa as primeiras colocações em vários quesitos do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN)  2020.

Quando ao tamanho do mercado, o município está entre os melhores e aparece nas primeiras posições em oportunidade de negócios na proporção de grandes e médias empresas e também na liderança no ítem renda dos trabalhadores. No PIB per capita está em 2º no ranking entre os municípios capixabas com as mesmas características, os chamados clustes e regiões.

O bom desempenho na educação ajudou na elevação dos índices no eixo capital humano. Isso porque Itapemirim ficou em 2º lugar na abertura de vagas na educação infantil para crianças de 0 a 5 anos. E também alcançou a mesma posição na qualificação de mão de obra com trabalhadores formais com o ensino médio e ensino superior completos.   

No eixo infraestrutura, o estudo aponta que o município ficou em 1º lugar no que diz respeito ao índice de cobertura de água e na 2ª posição no desempenho global de continuidade. Além disso, ocupa o 6º lugar em saneamento. Também teve bons resultados nas áreas de segurança pública, transportes e em condições urbanas que contribuíram para a elevação do índice.

As estatísticas levam em consideração os eixos temáticos infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal, que incorporam 39 indicadores em 10 categorias urbanas, como segurança pública, transporte, acesso ao crédito, diversidade econômica, inovação, tamanho do mercado, educação, saúde e qualificação da mão de obra.

Em 2019, o município de Itapemirim chegou a ocupar a 1ª posição entre os municípios com maior potencial para se investir. A liderança também se consolidou em outros quesitos como o acesso à internet rápida, gestão fiscal e em Inovação, todos do eixo potencial de mercado.  

Serviço

INDICADOR DE AMBIENTE DE NEGÓCIOS (IAN)

Infraestrutura

– Transporte (2020 / 6,76 – 2019 / 5,73)

– Segurança Pública (2020 / 4,99 – 2019 / 4,61)

Potencial de Mercado

– Tamanho do mercado (2020 / 5,23 – 2019 / 5,01)

Capital Humano

– Educação (2020 / 4,87 – 2019 / 4,64)

– Qualificação de mão de obra (2020 / 7,22 – 2019 / 5,34)

– Saúde (2020 / 3,41 – 2019 / 3,35)

Compartilhe!
Fonte
Assessor de Comunicação - Vandique Magalhães

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios