ANCHIETA

Filho homenageia pai e ajuda contar a história de Anchieta por meio de livro

Obra literária resgata as manifestações artísticas de um cidadão anchietense que muito contribuiu com a cidade, envolvendo a comunidade ao acesso cultural, numa época muito restrita.


Será lançado na próxima terça-feira, dia 16, o livro “Memorial DynARTE”, que relata trechos da história do cidadão anchietense Dynarte Mendes Ferreira, cuja trajetória fortaleceu a cultura popular de Anchieta, entre as décadas de 30 e 70. Na época, segundo o filho e autor da obra, Renan Ferreira, ele promovia gratuitamente espetáculos de música, teatro, circo e carnaval, facilitando o acesso à cultura no município por quatro gerações, numa época muito humilde e carente de estrutura.

O lançamento será realizado por meio de uma singela solenidade na casa do próprio autor, apenas para a família, em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Porém, as imagens dos principais momentos do evento serão divulgadas posteriormente pelas redes sociais.

A obra é assinada pelo também anchietense, Renan Ferreira, filho caçula de “Seu Dynarte”, que também seguiu os passos da arte do pai, se tornando ator e produtor de audiovisual, com muitos trabalhos artístico e culturais dedicados a cidade, de forma voluntária.

O livro, além de ser uma homenagem de filho para pai, é um resgate cultural de um passado recente, formado por uma coletânea de memórias de familiares, amigos, parentes e membros da comunidade que foram testemunhas e, até mesmo, participantes das manifestações artísticas no auge cultural do Dynarte. A obra também aborda suas outras histórias, que o conectam paralelamente aos fatos antigos da cidade. “É duplamente uma alegria e satisfação realizar esse livro, pois ao mesmo tempo que faço um tributo ao meu pai, enalteço o povo e a cultura de minha cidade”, celebra o autor em sua obra de estreia.

Foto retrata antigo bloco carnavalesco promovido voluntariamente por Dynarte.
Foto retrata antigo bloco carnavalesco promovido voluntariamente por Dynarte.

O material, segundo o autor, foi apresentado à comunidade, através das mídias sociais, em 21 de janeiro, dia que, se estivesse vivo, o homenageado completaria 94 anos de idade. “O lançamento oficial se dará no carnaval, para referenciar os grandes bailes e blocos de carnaval animados pelo ‘Seu Dynarte’, como assim era chamado na cidade”, lembra Ferreira.

O livro, lançado com o selo da editora Literando, se encontra na versão impressa, que já pode ser adquirido com o autor, e a versão digital, disponibilizado no site Amazon. (CLIQUE AQUI PARA A VERSÃO DIGITAL DO LIVRO).

Contato do autor para versão impressa: (28) 99975-6616 – renanferreira2701@gmail.com.

Texto: Dirceu Cetto Renan Ferreira | Foto: Arquivo pessoal | Gerência de Comunicação Social – Tel.: (28) 3536-1785 | E-mail: assessoriaanchieta@gmail.comFacebookWhatsAppTelegramTwitterEmailGmailLinkedInPinterestEvernoteFacebook MessengerSkypePrintCompartilhar

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios